segunda-feira, 1 de novembro de 2010

LEIA MAIS SOBRE ALERGIA DE CONTATO (DERMATITE DE CONTATO)



Alergia a Tinta de TATUAGEM
Muitas pessoas sofrem com lesões avermelhadas e muita coceira, e que evoluem na fase inicial com pequenas vesículas que se rompem, e na fase mais crônica com descamação e "engrossamento" da pele. Quando as lesões ocorrem sempre nas mesmas localizações, isso pode ser a dermatite ou eczema de contato. Esta é uma forma de alergia causada por subtâncias que entram repetidamente em contato com a pele, e acabam penetrando nela e desencadeando uma reação inflamatória alérgica que evolui caracteristicamente em dias a semanas, podendo se cronificar enquanto a substância causadora (contactante) estiver presente.
Desodorante
Importante ressaltar que na maioria das vezes, mas nem sempre, a localização das lesões é óbvia e já faz suspeitar qual é o agente contactante causal. Desta forma, lesões recorrentes no punho geralmente são causadas por metais, borrachas ou couros de pulseiras de relógio ou de enfeites pessoais. Da mesma forma, a alergia a metais geralmente se manifestará também em outras áreas de contato com bijuterias (orelhas, pescoço) e com botões de metal de calças (região abaixo do umbigo). As lesões dos dedos e palmas das mãos podem ter relação com detergentes usados para lavar louças, ou outros produtos ocupacionais, como o cimento. Lesões dos pés, com o formato de calçados ou sandálias podem estar relacionadas ao couro ou a borracha desses utensílios, lesões em pescoço e punhos podem ter relação com perfumes, alergia de contato nas axilas geralmente é causada por componentes da fórmula de desodorantes, e lesões em áreas expostas ao sol podem ter relação com cremes, protetores solares e outros cosméticos, muitas vezes só "ativados" a tornaram-se causadores de alergia pela ação da luz solar.
Metal, Fivelas (Eu também tenho essa)
Por outro lado, as lesões nas pálpebras, pescoço e "maças do rosto" podem ter relação com o esmalte de unha, pelo hábito de passarmos frequentemente as mãos nessas regiões. Alergias a tintas de tecidos de roupas podem ocorrer em áreas esparsas de todo o corpo, e eventualmente, até substâncias ingeridas como aditivos em alimentos e medicamentos podem induzir lesões na pele deste mesmo tipo, mesmo sem o contato direto.
Sandália de Barracha
Cimento

Quando o quadro é típico, o diagnóstico do agente causal geralmente é fácil para o médico experiente nesta área. Mas nas outras situações, o diagnóstico pode ser mais complicado. Por isso, deve-se recorrer ao especialista em alergia-imunologia, que poderá, pela história clínica, correlacionar a localização e o tipo de lesão com possíveis agentes causais, além de realizar o chamado "teste de contato", no qual diversas substâncias são colocadas no dorso por alguns dias, e depois é feita a avaliação do local, para se identificar a(s) substância(s) envolvida(s) no desencadeamento da alergia. Esse teste é importante mesmo quando o quadro clínico aponta com facilidade o agente causal, pois com ele é possível identificar o produto químico específico envolvido no quadro. Com isso, é possível procurar substitutos (esmaltes e cosméticos, p.ex.) sem a substância específica que causou o problema.
Por fim como é realizado o teste...
Teste para identificar as substâncias reagentes no indivíduo

6 comentários:

  1. Ai meu Deus, obrigada por não ter essas coisas!!
    Não deve ser nada fácil ter esses tipos de alergia.Ainda bem que pra tudo na vida tem jeito...
    bjus.

    http://useihoje.blogspot.com
    visita,segue,comenta...

    ResponderExcluir
  2. Há um tempo atrás meus olhos, boca e pescoço estavam descascando bastante. Pensei até que fosse alergia a alguma maquiagem , mas vi num site que seria uma possível alergia a esmalte. Fiquei apenas uma semana sem usar os esmaltes e es escamações acabaram ! eu realmente não sabia o que isso tinha a ver com esmalte, mas o post esclareceu td , já estou seguindo o seu blog viu ! Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. tenso ter alergia ... muito tenso mais ainda qdo nao se sabe o q te deu alergia ... um saco =/

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz o teste de alergia de contato, que cola nas costas 30 substâncias ou mais, mas ele tem que ser repetido mais duas vezes, e esse alergologista não marcou mais nenhum teste.

    A minha alergia à esmaltes vem de ANOS, e nenhum dermatologista sabia oq era (antas), acabou que eu mesma percebí que quando eu usava Impala, minha pele dava mais bolinhas, aí que descobrí! Mas... continuei usando Risquê, por um tempo não deu nada, aí chegaram os Hits, e não teve como aguentar né, cores inovadoras e lindas. Deu uma baita aleria, principalmente no queixo e dos lados do nariz, arde, coça, horrível!
    As vezes ainda aparecem algumas bolinhas, mas eu passo Vitanol A 0,5 e faço elas sumirem. A pele fica horrível né, Vitanol A é o terror. Mas... fazer oq, né?

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma tatoo em janerio de 2011 e da muita coceira to ficando louca ja fui no dermatologista mas eles ja não sabem o que fazer e ficou tipo um queloide na pele ta horrivel. Já fiz a 1º sessão para tirar a tatoo mas não melhorou a pele o que faço? obrigada se puderem me ajudar...

    ResponderExcluir
  6. nossa, bom saber... antes de eu fazer uma tatoo, vou fazer um teste primeiro. obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...