sábado, 25 de setembro de 2010

Alergia a esmalte: saiba identificar e cuidar das mãos

Alergia a esmalte: saiba identificar e cuidar das mãos


  
Alergia a substâncias do esmalte pode se manifestar em qualquer momento da vida / SCX

Uma irritação ao redor dos olhos aparece inexplicavelmente, assim como no rosto e nas mãos. É possível ser alergia a esmaltes de unhas, mesmo que nunca tenha se manifestado. "As pessoas não nascem alérgicas, mas podem desenvolver alergia ao longo da vida", explica a dermatologista Denise Steiner. Nestes casos, são recomendados testes para descobrir a verdadeira causa da reação. Caso seja o esmalte, o jeito é adotar novos hábitos para embelezar as mãos.


De repente, alergia

"Alergia a esmaltes em geral está relacionada à química do esmalte", diz a médica. Duas substâncias presentes nos esmaltes costumam causá-la: o tolueno e o formoldeído. "São os agentes mais responsabilizados pela alergia. Mas os corantes amarelos e vermelhos também causam muita alergia”. Nos testes de contato, o médico é capaz de descobrir qual é a substância que agride a sua pele.

Muitas vezes o alerta é uma irritação em outro local, como nos olhos, explica Denise. "A unha é uma pele espessa e demora a apresentar a reação dermatológica. Sem perceber, a pessoa leva a mão aos olhos, e como a pele da pálpebra é fina, pode reagir primeiro. A pele pode ficar avermelhada com descamação discreta e coceira leve, moderada ou intensa".

Lance mão dos hipoalergênicos

A alergia não tem cura. Por isso, a solução é abandonar o esmalte comum. "Há a opção de usar outros esmaltes antialérgicos que não tenham substâncias principais causadoras da alergia", explica Denise.

Para se livrar do desconforto, a primeira medida é evitar o contato com a substância da qual é alérgica. Também fuja do calor, que pode piorar a reação. Outro fator destacado pela dermatologista é o estresse, que pode piorar o surto de alergia.

Livrar-se dela? Talvez com o tempo. "Algumas vezes, após muitos anos de abstinência do alérgico a alergia pode ficar mais fraca, mas em geral dura para sempre", diz Denise.
 

4 comentários:

  1. Oi Flavia como vai? Assim como você tambem sou alergica a esmaltes a muito tempo. Fiquei anos sem pintar as uhnas e só estou voltando as poucos. Os hipoalergenicos da impala e da risqué nao adiantaram pra mim. Agora só uso a linha da Argento e da Colorama. Tem outros muito bom que é o Eclat e esse da pra comprar pela net. Uso a minha imaginação com flores, craquele, francesa...
    Boa sorte pra você e tomara que a alergia nao volte mais. bjosss

    ResponderExcluir
  2. Patricia, pois é o Eclat me deu alergia e em você funciona, isso é mto relativo de pessoa pra pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a reportagem, adorei!

    ja estou te seguindo, viu... visite meu blog tbm, é

    mocabonitamake-up.blogspot.com

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sabia mtu coisa sobre a alergia, quando eu comecei a visitar blogs de esmaltes eu descobri q essa alergia existia.Deve ser muito difícil.Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...